sábado, 23 de janeiro de 2010

Idade vs Profissão

Era uma vez uma adolescente em uma cidade grande, na metrópole do Rio de Janeiro. Época de ferias, calor de 40 graus, ela tinha acabado de comprar material escolar pra um novo ano na escola. Mas esse não era qualquer um pra ela, era o último ano de escola e era agora ou nunca a hora de decidir sua profissão. Isso a levou a uma pergunta, como pode uma menina de apenas 16 anos escolher a profissão que exerceria pro resto da vida?
Se não temos responsabilidade pra dirigir ainda não temos pra tomar essa decisão. No entanto, hoje em dia as faculdades estão tão genéricas que qualquer decisão tomada pode levar a outra, então como decidir? Começar uma faculdade pra depois trancar não deveria ser nosso primeiro plano, só que quando somos levados a tomar certas atitudes acabamos não conseguindo e essa acaba sendo nossa única opção.
Se pensarmos num geral, o mundo esta correndo tão rápido que se escolhermos uma profissão hoje, daqui a alguns anos outras melhores podem surgir. E se eu me formar em uma coisa e com o passar do tempo realizar que eu levei tempo da minha vida estudando e que depois surgiu uma profissão pela qual me identifico melhor? Nós seremos pra sempre eternos estudantes, isso é fato.
Bom, podemos então dizer que com 16 anos nos estamos estudando a nossa profissão e se não der certo teremos sempre a possibilidade de trancar a faculdade, nos formar em mais de uma, fazer uma pós e mestrado em algo mais específico ou ate mesmo esperar pra tomar o vestibular mais tarde. Sempre teremos mais de uma opção, logo, não vai ser sempre que uma menina de 16 anos vai ter que escolher sua profissão eterna.

Dedicado à P e L.

Nenhum comentário:

Postar um comentário